Márcia Alvarinho

Márcia Alvarinho

A Formadora Márcia Parreiras Alvarinho assumiu a missão de fazer crescer as empresas, através do conhecimento dos números do negócio, contruindo equipas bem formadas e com a segurança de um apoio na decisão.

A gestão das disponibilidades

Nesta altura de pandemia e de excepção a nossa prioridade é cada dia mais a melhor gestão das disponibilidades. Entendem-se por disponibilidades o dinheiro disponível para efetuar os pagamentos correntes do dia a dia da empresa/negócio…. Neste sentido, deixo-vos hoje sugestões para conseguir uma gestão mais eficaz do dinheiro.


É muito importante elaborar um mapa mensal de todas as despesas correntes que a empresa/negócio tem (água, luz, renda, salários, segurança social, etc) e outro mapa com as faturas dos fornecedores e as datas para o cumprimento destas obrigações.


Atenção que para pagar estas despesas necessitamos de receber dos nossos clientes, assim sendo deves elaborar também um mapa com as vendas e o prazo de recebimento destas, deves fazer uma gestão eficaz de cobranças pois sem receberes não poderás pagar as tuas obrigações.


Possivelmente neste momento terás dificuldade em cumprir todos os prazos na integra, a minha sugestão é que pagues a todos os fornecedores uma percentagem do que deves, é importante que fales com os teus cliente e os teus fornecedores só assim nos podemos ajudar uns aos outros.


Tira um dia por semana para ver os mapas quer de cobranças quer de pagamentos, tem em mente que todos gostam de receber, assim sendo mesmo que pagues menos mas paga qualquer coisas a todos.

Do mesmo modo cobra aos teus clientes para poderes cumprir as tuas obrigações e nunca te esqueças de ninguém, boa semana

Partilhe

Explorar mais

Trabalhar com Orçamento

São várias as vezes que falo com empresários e lhes pergunto quanto fatura em média por mês ou qual a média das despesas mensais, curioso constatar que há uma grande parte que não sabe responder a esta pergunta…

Partilhe

O IVA descomplicado…

“ah tenho de pagar o IVA e tenho imenso para pagar, não se pode”… ora vamos lá simplificar esta questão do IVA…

Partilhe
O Inventário

O Inventário

Com o aproximar do fim de ano surge a época de pensar no stock, quer para cumprimento do fecho de ano e das obrigações fiscais, quer para escoar o máximo possível de stock no Natal e fim de ano.

Partilhe