Márcia Alvarinho

Márcia Alvarinho

A Formadora Márcia Parreiras Alvarinho assumiu a missão de fazer crescer as empresas, através do conhecimento dos números do negócio, contruindo equipas bem formadas e com a segurança de um apoio na decisão.

Trabalhar com Orçamento

São várias as vezes que falo com empresários e lhes pergunto quanto fatura em média por mês ou qual a média das despesas mensais, curioso constatar que há uma grande parte que não sabe responder a esta pergunta…

Com isso em mente e com o fim do ano a chegar, achei que o melhor era sugerir uma resolução de ano novo para vocês que me leem, alias em vezes de resolução, pois sei que a malta fica cheia de pica mas depois lá para dia 5 já nem se lembra das resoluções, vamos antes a uma mudança de comportamento, sugiro que comecem a trabalhar com um orçamento.

Bem sei que depois de um 2020 catastrófico sob vários pontos de vista, fazer um orçamento será um desafio mas, sem saber o que se vende e os gastos que se tem, será ainda um desafio maior programar 2021.

Não existe ciência para um orçamento, pega mesmo nos valores de Dezembro para teres uma base, abre uma folha no excel, ou em papel, caneta e uma calculadora, faz um mapa com as vendas (sem iva claro, que esse valor não te pertence) podes fazer por semana, depois faz um mapa com os gastos gerais Electricidade, renda, comunicações, água, ferramentas, material de escritório, honorários, etc (mais uma vez sem iva), faz outro mapa para os gastos com pessoal, vencimento base, subsidio de alimentação, segurança social, de forma a saber o valor do gasto mensal, se achares pertinente, apesar de ser um investimento em stock podes também fazer um mapa de compras de mercadorias semanal (sem iva) ajuda a fazer a gestão de tesouraria também.

Olha para os mapas e faz as contas; determina as vendas, as compras, os gastos gerais e os do pessoal.

Nos gastos gerais avalia o que realmente precisas e o que pode ser reduzido ou suprimido.

Depois em Janeiro faz um mapa em branco, nesse mapa preenches as vendas por semana podendo comparar com Dezembro, faz o mesmo com os outros mapas mas vai sempre medindo e ajustando.

Esta é uma sugestão simples que te rouba pouco mais de uma hora por semana, mas que te pode ajudar a melhorar os resultados da gestão, compra um caderno pequeno e tem o caderno sempre a mão para apontar ideias para melhorar, números para gerir e brilhantes flashes do óbvio que te podem muitas das vezes inspirar e ajudar! Bom Ano de 2021

Partilhe

Explorar mais

O IVA descomplicado…

“ah tenho de pagar o IVA e tenho imenso para pagar, não se pode”… ora vamos lá simplificar esta questão do IVA…

Partilhe
O Inventário

O Inventário

Com o aproximar do fim de ano surge a época de pensar no stock, quer para cumprimento do fecho de ano e das obrigações fiscais, quer para escoar o máximo possível de stock no Natal e fim de ano.

Partilhe

Resultado versus Valor Disponível

A maioria dos empresários confunde resultados com dinheiro disponível… hoje vou tentar clarificar um pouco esses dois conceitos tão diferentes

Partilhe