Na minha actividade de Business Coach, ainda é comum encontrar empresas que estão a funcionar com um modelo tradicional offline, com pouca ou nenhuma presença na internet, ou que a sua comunicação no mundo digital se resume a uma presença institucional com um site estático e/ou uma página no Facebook. Mas qual o retorno do dinheiro e tempo investido?
A realidade é que a internet veio para ficar e a comunicação digital deve ser tão bem pensada e trabalhada como qualquer outra ferramenta de comunicação!
Então como começar a trabalhar esta ferramenta?
1. Defina o seu mercado-alvo
Em qualquer tipo de campanha de marketing é muito importante sabermos com quem queremos falar. Quem são os seus melhores clientes? Qual o seu nível socioeconómico? Por que círculos se movem? Que publicações lêem? Quais os seus interesses?
2. Avalie-se
O que me diferencia? Quais são as minhas fraquezas? Quem é a minha concorrência? O que anda a concorrência a fazer?
3. Decida como quer comunicar
Quais são os canais que pretende usar para comunicar? Quais são as plataformas? Tem site, Facebook, blog, twitter, linkedIn, google+, etc? Escolha 1 para começar e comece a comunicar!
4. Produza conteúdo de qualidade
O melhor que pode acontecer a uma empresa é ter outras pessoas a recomendar e a partilhar os seus conteúdos. Quem tem uma empresa reconhece a importância do passa-a-palavra e da referenciação, por isso aposte em conteúdos relevantes que geram links e seja visto como um especialista na sua área.
5. Seja uma referência
É verdade que é mais fácil partilhar conteúdo relevante de outrem e que esta é uma ferramenta interessante de Inbound Marketing (estratégias para atrair clientes potenciais), mas para ser visto como especialista tem de se pôr à prova. Ao expor o seu conhecimento estará sujeito a cometer algum erro e a receber críticas, mas estará também a reforçar o processo de aprendizagem continua e a expor-se como um especialista na matéria. Ou seja, estará a tornar-se uma referência.
Deixo o desafio: Escolha um tema em que se sinta à vontade e dê a sua opinião.