É chegada a altura do ano, em que é muito importante estudar os resultados da empresa até ao momento (por norma até Setembro) de forma a poder decidir o que fazer neste último mês e meio do ano para alterar os resultados.
O desafio está que a maioria dos empresários confunde resultados com dinheiro disponível… hoje vou tentar clarificar um pouco esses dois conceitos tão diferentes.
Ora o resultado é o lucro ou o prejuízo apurado com base nos rendimentos menos os gastos da empresa, ou seja é o valor apurado das vendas ( e outros rendimentos) menos de todos os gastos que se teve para poder vender.
O facto de ter um lucro de 10 não implica ter 10 no banco, podemos até só ter 5 ou não ter nada, basta apenas que não se tenha recebido dos clientes.
Muitas vezes em tom de brincadeira digo que podemos até ter vendido (faturado) o stock todo e gerado um lucro de 100.00,00 euros mas se não recebemos a venda não temos nem o lucro nem o valor do custo da venda em nosso poder.
Façam as vossas contas agora, peçam uma simulação de resultados na contabilidade (afinal é para isso que serve esta ferramenta de gestão) e tracem uma estratégia de forma a poderem tomar decisões que ajudem os vossos resultados, é nesta altura que se decide uma aquisição de uma máquina ou a não aquisição da mesma, a distribuição de lucros ou até se apressam as cobranças mais difíceis.
Façam uma boa gestão de todos os recursos para depois não terem surpresas desnecessárias.