Márcia Alvarinho

Márcia Alvarinho

A Formadora Márcia Parreiras Alvarinho assumiu a missão de fazer crescer as empresas, através do conhecimento dos números do negócio, contruindo equipas bem formadas e com a segurança de um apoio na decisão.

Resultado versus Valor Disponível

É chegada a altura do ano, em que é muito importante estudar os resultados da empresa até ao momento (por norma até Setembro) de forma a poder decidir o que fazer neste último mês e meio do ano para alterar os resultados.

O desafio está que a maioria dos empresários confunde resultados com dinheiro disponível… hoje vou tentar clarificar um pouco esses dois conceitos tão diferentes.

Ora o resultado é o lucro ou o prejuízo apurado com base nos rendimentos menos os gastos da empresa, ou seja é o valor apurado das vendas ( e outros rendimentos) menos de todos os gastos que se teve para poder vender.

O facto de ter um lucro de 10 não implica ter 10 no banco, podemos até só ter 5 ou não ter nada, basta apenas que não se tenha recebido dos clientes.

Muitas vezes em tom de brincadeira digo que podemos até ter vendido (faturado) o stock todo e gerado um lucro de 100.00,00 euros mas se não recebemos a venda não temos nem o lucro nem o valor do custo da venda em nosso poder.

Façam as vossas contas agora, peçam uma simulação de resultados na contabilidade (afinal é para isso que serve esta ferramenta de gestão) e tracem uma estratégia de forma a poderem tomar decisões que ajudem os vossos resultados, é nesta altura que se decide uma aquisição de uma máquina ou a não aquisição da mesma, a distribuição de lucros ou até se apressam as cobranças mais difíceis.

Façam uma boa gestão de todos os recursos para depois não terem surpresas desnecessárias.

Partilhe

Explorar mais

O Inventário

O Inventário

Com o aproximar do fim de ano surge a época de pensar no stock, quer para cumprimento do fecho de ano e das obrigações fiscais, quer para escoar o máximo possível de stock no Natal e fim de ano.

Partilhe

A gestão das disponibilidades

Nesta altura de pandemia e de excepção a nossa prioridade é cada dia mais a melhor gestão das disponibilidades. Entendem-se por disponibilidades o dinheiro disponível para efetuar os pagamentos correntes do dia a dia da empresa/negócio….

Partilhe

O Activo Fixo Tangível (Imobilizado) e o seu pagamento

Quando uma empresa adquire um
Activo Fixo Tangível, por norma a maior dificuldade é como vamos pagar este
bem? Mas atenção não é só o como
vamos pagar que deve pensar, também se deve preocupar com o quando.

Partilhe